![]() |
| Eu nunca li Hamlet |
"There are more things in heaven and earth, Horatio,
Than are dreamt of in your philosophy."
Hamlet , Ato 1 , Cena 5.
Para iniciar este post, e dar valor a esta mão que está quase tremendo de vontade de escrever, e além de tudo, estrear o novo layout do blog, decidi começar esse texto com uma das citações que mais me agradam de Shakespeare.
Não devaneie. Eu nunca li Hamlet em toda a minha curta estadia nesse planeta, mas li Viagens na minha terra, do Almeida Garret, e lá ele fez essa citação, logo nos primeiros capítulos. Não duvide de que o livro Hamlet seja ótimo, agora Viagens na minha terra, este não é tão bom.
Esta passagem me agrada muito por um simples fato, ela reconhece o quanto nós somos pequenos diante do céu e da terra, e de tudo o que nela encerra. Se você, como eu, não entende a língua inglesa ai vai a tradução, que me recordo por conta da nota de rodapé: Tem se mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que na sua vã filosofia. Hamlet é quem responde isso a Horácio, se você quiser saber mais sobre esta trama de Shakespeare, clique aqui.
![]() |
| Por vezes, me pego a pensar em Bento XVI |
Por vezes nós não conseguimos entender alguns acontecimentos da nossa vida. Cristãos, judeus, muçulmanos, budistas, ateus; ninguém consegue explicar o porquê de algum acontecimento. Morte, sofrimento, violência, desamor, tudo isso. Nós, os que creem, não conseguimos responder perguntas como: "Como o seu Deus permitiu o holocausto?"; e isto não se refere somente a nós, pouco estudados, mas nem Bento XVI conseguiu responder essa pergunta, ele que é um dos maiores teólogos destes tempos, ele que foi o cardeal-tanque da Congregação para Doutrina da Fé no papado de João Paulo II, e professor de teologia milhares de vezes condecorado. Nem ele respondeu. (Deixo aqui minha gigante admiração por ele, por vezes me pego a pensar sobre ele, mesmo com o papa Francisco, um homem bom, de sorriso muito agradável)
E é por tantas vezes que nós vemos acontecimentos da TV e nos interpelamos: "Onde está Deus?". Deus está naquele que sofre, assim como o Cristo foi Aquele que sofreu. Mas é importante parar por aqui com meus devaneios teológicos, este espaço é para devaneios de cunho filosófico ou social.
Esta resposta nos coloca pequenos, diante do mistério da vida; tem se mais coisas, no céu e na terra, do que na nossa vã filosofia. Isto é uma das coisas que ás vezes penso em dizer a alguns amigos de comunidade, que por vezes se pensam "donos de Deus". Isto é o que eu quero dizer as pessoas que não entendem, ou que explicam as coisas de forma desinteligente, porque é errado chamar alguém de burro. Àqueles que se acham donos de toda a literatura, entendedores de tudo; por vezes eu desejo que o autor de um texto ressuscite e fale para alguém "Não tem nada a ver com o que você tá falando, eu nem pensei nisso".
Bom, que fique esta mensagem, e que você reflita sobre isso.


Nenhum comentário:
Postar um comentário