Que vida cruel!
Parece incrível como passamos dias inspirados demais, escrevemos até o talo.
Em um dia onde acordo inspirado a escrever, me sinto um grande prêmio nobel de literatura. Ás vezes, penso que eu sou um grande ensaísta, cientista político, sociólogo. Porém, nem todo dia é assim.
A vida revela crueldade até mesmo para aqueles que só querem registrar aquilo que enxergam, parece, por alguns instantes, que nossos sentidos não encontram nada de interessante, para que nossos dedos possam começar a trabalhar.
![]() |
| William Golding, nobel da Literatura com o Senhor das Moscas |
Acordei hoje de manhã, logo pensei, eu preciso escrever, simplesmente para matar esse desejo, ocupar a mente. Eu já fui até o supermercado, ajudei minha mãe a fazer as compras, atendi ligações, joguei video-game, eu já li (aliás, estou lendo O senhor das moscas, do William Golding). Nada até agora me inspirou a escrever algo relativamente interessante, como alguns dos últimos posts.
A vida se revela cruel!
Desisti de escrever, pensei nas pessoas que poderiam ler. Tentei pedir para um amigo meu escrever, que ele postasse aqui. Acredito que nas férias as pessoas possam me ler pela simples curiosidade que o ócio produz, eu só tinha o desejo de acabar com ócio das pessoas. Ele recusou.
Por quê?
Tudo na vida necessita de um porque, a crise de criatividade também. Eu olhei pela janela, vi a situação do tempo. Não está muito inspirador. Aliás, deve estar sendo bom apenas para a mulher do tempo. O frio é bom, mas o Sol faz bem para nós. Alguns chamam isso de terapia holística. Outro dia, quando fui no hospital tinha uma mulher falando disso. Será que a falta de Sol afeta nossa criatividade?
![]() |
| O símbolo do Reiki, um pouco de saudade da escola |
Não pode ser, tem pessoas que só conseguem escrever de noite, outros de dia. É incrível como o ser humano é diverso. Eu acho incrível que nunca faltou a criatividade para Deus. Ele criou tantas pessoas, ao longo de todos esses séculos, mas nenhuma nasceu igual a outra, nem mesmo os gêmeos, que têm pelo menos as digitais diferentes. A sim como um nascer de sol nunca é igual a outro. Isto é incrível.
Isto até me acalma, me faz crer que a criatividade é algo que só não faltará nunca para Deus, nós temos que nos acostumar com isso.
Mas este negócio me lembra uma professora e seu símbolo do Reiki, o que me faz perceber que a escola, ou a falta dela não afetam nossas crises, lá tem tanta gente que merecia um blog especial.
Lembro quando criei o texto de Woodstock no ônibus.
E há algo pior nesta crise criativa. Temos tantos temas no cenário nacional. Se não tivesse nada para falar sobre tudo bem, mas com tanta coisa eu me sinto muito mal. Espionagem, manifestações, MC Daleste- algo que parou o Facebook. Já assisti alguns vídeos do momento do disparo, me deparo com a questão: ninguém viu?
Depois disso ainda tenho que encontrar pessoas dizendo que o funk pede paz. Mas ele não plantou a paz, infelizmente. Nós vemos tantas músicas deste gênero com apologia ao crime que é impossível reconhecer que ele plantou a paz.
![]() |
| O Contrato Social, vale a pena ler... |
Mas as pessoas ficam extremamente irritadas por causa disso, pensam que eu estou errado. Declaro: vidas não podem ser perdidas, independente do que elas cantam, fazem, falam. As pessoas não precisam morrer para aprender, elas precisam ser educadas para aprender. E quando digo isso, crítico este governo que nada faz pela educação.
Na China um ex-ministro foi condenado a morte por corrupção. Isto é realmente necessário? Penso que não. Alguns formadores de opinião disseram que sim, que é necessário. Acontece que a impunidade no nosso país fez algumas pessoas acreditarem que a justiça vem antes do direito a viver. Rosseau diz uma coisa bacana sobre isso: " Um Estado não tem poucos crimes por muitas penas. Um Estado tem poucos crimes por conta do temor dado pelo cumprimento das leis", algo assim, não me lembro bem. Se Rosseau não disse isso, bom, eu disse. Faz tanto tempo que eu li o Contrato Social, não me lembro bem.
E é incrível como podemos vencer uma crise de criatividade. Tenho pena das pessoas que são pagas para escrever. Imagino quando elas passam por isso.
Meu Deus, não posso nem pensar...



Nenhum comentário:
Postar um comentário