“É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.” (Dom Hélder Câmara)
Escolhi para o post de hoje a frase de um dos homens que eu conheço a algum tempo, porém assim como Shakespeare, eu não o conhecia quando estava vivo, muito embora este homem tenha morrido antes de eu nascer. Para mim, Dom Hélder (1909-1999) foi o bispo certo para o momento certo no Brasil. Ele tomou posse como arcebispo de Recife e Olinda no ano de 1964, mesmo ano em que inicia-se a Ditadura Militar no Brasil. Tudo o que este homem fez transpira amor ao próximo, e isto é algo que não depende de religião, mas sim do quão humano você é. O próprio Papa Francisco disse "Uma pessoa que está na Luz não mostra a sua religião, mas sim o seu amor" . Por causa disso Dom Hélder é o único brasileiro a ser indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.
Mas, como todos os momentos, eu não vim para falar quem foi Dom Hélder, por mais que o admire. Quero falar desta frase, quero falar sobre uma virtude: perseverantia.
Quando eu comecei minha caminhada na Igreja havia um grupo chamado Perseverança. Eu nunca entendi o porquê deste nome, mas a ideia principal era que a criança ficasse o tempo entre a Primeira Eucaristia e a Crisma na Igreja. Era bem maneiro, mas a melhor mensagem era subliminar.
O ser humano precisa aprender: PERSEVERAR!
Por quantas vezes desistimos de nossos sonhos por conta de uma dificuldade? Por quantas vezes perdemos a esperança em esperar?
Que graça é começar? Quando começamos um novo projeto ficamos em "estado de graça". Ficamos excitados com a nova ideia, com o novo trabalho, com o projeto, com o horizonte que isso nos trás.
Entramos na estrada, nos mantemos motivados, mas como diria o poeta Carlos Drummond Andrade "no meio do caminho tinha uma pedra". Parece absurdamente ridículo o que nos diz Drummond, mas a pedra que ele fala é metafórica. Quantas pedras não encontramos no caminho. Mas o caminho é feito de pedras e rosas. Um nos ensina a viver, outro que é possível encontrar a beleza e a essência da vida... a beleza nos faz seguir em busca do horizonte, seja qual for o nosso.
Lembro-me de uma história:
A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar. (Eduardo Galeano)
E é por isso que Dom Hélder não disse que a graça está em terminar, a graça estará na perseverança está em não desistir nunca, por mais que os problemas possam querer dizer.
Perseverar é a maior graça que pode ser derramada sobre nós.
Uma canção, que eu acho que combina.
Espero ter te alegrado.
Se gostou compartilhe, se não me avise.

Nenhum comentário:
Postar um comentário