domingo, 17 de fevereiro de 2013

EU ACREDITO NA JUVENTUDE!

"Todo ponto de vista é a vista de um ponto". Alguém um dia disse isso. Quem foi? Não sei. Acho que deve ser muito sábio, até porque grandes sábios falam grandes coisas óbvias. Mas isto aqui não é aula de filosofia, isto aqui é um blog, que não tem função filosófica- exceto se for para falar do "Penso, logo existo" (Renê Descartes)-, nem de explicar filosofia. O que eu quero falar hoje é sobre uma coisa para que cada um tem o seu (pré)conceito: JUVENTUDE.
Se você sair pela rua e perguntar para as pessoas o que elas acham da juventude, cada uma teria uma opinião diferente. Alguns teriam uma esperança, outros teriam um sentimento de desespero. Mas todos dariam o seu pitaco, até porque opinar é tão brasileirístico.
Eu ouvi um outro gênio dizendo que, para opinar em algo, é necessário estar de fora, dependendo da distância sua visão será mais ampla, você verá mais, igual ao zoom de máquina fotográfica. Mas, depois de algum tempo, decidi que para falar de juventude tem que ser juventude. Eu sou juventude, e me auto-autorizo a falar sobre.
A juventude tem sua beleza, ela é multifacetada, ninguém sabe um rosto de juventude. Juventude é uma em cada a lugar. Se eu fosse o Aurélio, no momento de colocar o significado de juventude colocaria um "vide mudança", porque, algo que sempre muda é a juventude.
Juventude Multifacetada
Mas eu vejo esperança na juventude, naquela juventude que quer e vai a luta; naquela juventude que sai cedo para o trabalho, faz faculdade e luta por um mundo melhor. Eu quero e acredito na juventude que sonha com a utopia, que sonha com uma educação melhor, que se preocupa com outros jovens. No olhar religioso, eu acredito na juventude que quer aquilo que é comum de toda a religião, a busca pela paz. No olhar cidadão, eu acredito na juventude que luta e faz mover o país contra a corrupção e outros males que assolam a nossa sociedade.
Mas eu tenho meus medos, mas, sinceramente, em algumas coisas, nós não somos o verdadeiros culpados. Você que está por volta dos 45 anos de idade pense comigo (e exista!), a juventude de hoje é fruto da semente que você plantou? O adulto deve ter sempre consciência de uma coisa, eu sou responsável pela juventude. Redução da maioridade penal (santa idiotice!), Datena (santa idiotice!²), violência contra jovens, eu te pergunto: somos nós os culpados de tudo isso? Você acredita realmente nisso? Seria redução da maioridade penal solução para a violência? O Datena, me desculpe, mas não seria muito sensacionalista?
Os jovens não têm total culpa por seus crimes, quem são os verdadeiros culpados são aqueles que não deram educação (escolar) para eles, nem condições de vida. A pobreza é um problema. O jovem não tem condições sociais adequadas.
Logo do dia nacional da Juventude- Uma boa pergunta.
Redução da maioridade penal?! Quem foi o "besta" que falou que essa é a solução? Você entra na cadeia hoje em dia e sai trinta vezes pior!
É momento de pensar, refletir sobre essa juventude.

Um comentário: