domingo, 27 de janeiro de 2013

A gente não quer só comida

Bem para quem não sabe ainda, nossa ilustríssima presidenta Dilma Rousseff estará lançando dentro de poucos meses o chamado Vale Cultura. Será agora um projeto interessante do Ministério que um dia foi ocupado pelo nosso amigo Gilberto Gil.
Se você está se perguntando como funcionará o Vale Cultura, a resposta é bem simples: o vale cultura será um cartão magnético com R$ 50,00 e será entregue a pessoas que ganhem até cinco salários mínimos, como um complemento do salário. Este cartão poderá ser usado para alguns produtos incríveis: revistas, teatro, cinema, CD's e DVD's.
Mas algo que eu achei mais incrível é a frase da minha querida Marta Suplicy, qual figura politica tem frases melhores que a dela? Você não deve ter esquecido quando a atual sucessora de Gilberto Gil, ainda no cargo de ministra do transporte (ela que já transitou em diversos cargos políticos), soltou a célebre frase sobre o problema nos aeroportos, ou algo assim, "relaxa e goza".
A da vez foi esta:

"Se ele quiser comprar revista de quinta categoria, assim ou assado, pode. Vai poder comprar o que quiser. O bom disso é a liberdade do trabalhador. Ele vai fazer o consumo como ele desejar" (Marta Suplicy)
Traduzindo:
"Se ele quiser comprar a Caras ou a Veja, ler noticias sobre o BBB e estas coisas, pode. Vai poder fazer a m* que quiser. O bom disso é que ninguém vai poder dizer que o governo só dá bolsa família. Agora como eles vão usar não é problema meu."
É muito importante saber ler as entrelinhas da senhora Marta Suplicy, antes que ela nos "engabele", como diriam os mineiros, ou nos passe pra trás como dizem aqueles que sofreram com seu último cargo no executivo.
Beleza, todos nós conseguimos entender que não seria legal o Ministério censurasse o trabalhador no seu direito a fazer o que ele bem entender, mas do que vale dar um cartão tão bom, se ele comprar Caras?
O próximo passo seria o Ministério lançar uma cartilha, com bons locais para pessoa poder usar o vale, por exemplo, onde tem uma Saraiva (sem comprar Cinquenta tons de cinza, por favor), uma resenha sobre um livro do Veríssimo, algo construtivo.
Talvez, seria importante tirarem a Marta Suplicy e colocarem o Gilberto Gil de novo no cargo.

sábado, 19 de janeiro de 2013

As dez melhores coisas para fazer no horário do BBB


Hoje em dia não se conhece poucas pessoas que acompanham com aquela animação o BBB. Atualmente, o  "robozinho" não pode ser considerado nem um programa de cultura inútil, é só inútil mesmo. Muitas das pessoas que ainda dão IBOPE para o nosso velho programa, que já não está mais aos seus plenos pulmões de audiência, assistem realmente porque não há nada para assistir ou fazer.
Este fato se deve pelo domínio que a Globo exerce na nossa TV. Falem o que falem, a Globo é o canal "favorito" de nós todos, o padrão Globo de qualidade é o padrão Globo de qualidade (aváááá!!!), temos todo um encanto por ela e quando a Rede Glóbulo de Televisão apresenta um programa de qualidade duvidosa nós não sabemos para onde ir (fale a verdade, você assisti o Encontro com a Fátima Bernardes- este sim, programa de cultura inútil). Surgiu a necessidade, então ai vai: AS DEZ MELHORES COISAS PARA FAZER NO HORÁRIO DO BBB.

  1. Dormir- tem algo melhor do que dormir, o horário do BBB é tão propício, se eu não estivesse de férias provavelmente seria o que eu estaria fazendo.
  2. Ler- isto seria a Utopia!! Imagina todo mundo lendo no horário do Bial, até ele iria ficar feliz, tanta cultura para nosso povo. Ler é, certamente, uma das melhores coisas para se fazer no horário do BBB, e da-lhe Vale Cultura neles!
  3. Fazer um artigo para o Wikipédia- todo mundo sabe alguma coisa que possa ensinar no Wikipédia, eu ouvi falar outro dia que, se você assistiu três vezes por semana a Avenida Brasil, você poderia ter produzido no mínimo 300 páginas no Wikipédia. Trezentas páginas de conteúdo!!!
  4. Pedir uma pizza e chamar os amigos- que legal seria você usar o momento de invadir a intimidade de algumas pessoas que você nem conhece para invadir a de quem você conhece. Por favor, só não tome Guaraná Antártica, porque é o refrigerante patrocinador do BBB
  5. Bloquear aplicativos do facebook- isto é genial, tem um botãozinho em forma de "X" no canto superior do aplicativo, ali você pode bloquear o aplicativo. É um passatempo interessante que diminuiria seu número de notificações.
  6. Criar um Blog- Crie seu blog e fale mal do BBB. Fale do PT, do PSDB, fale de amor, as pessoas querem te ler!
  7. Entre no Site da Folha- estar informado nunca é demais. Pode ser no site que você quiser, Folha, Estadão, Carta Capital, só não leia VEJA, ela faz mal para toda a nossa sociedade.
  8. Faça um artigo- Critique algo, para o bem ou para o mal, mesmo que só fique salvo no seu Word.
  9. Faça um vídeo- Fale de algo que você sabe fazer, ballet, inglês, literatura, o que for. Só não faça vídeo falando mal das pessoas, isto cansa e já tá ficando chato.
  10. ME LEIA- esta é a melhor coisa para se fazer, tem sempre um bom texto te esperando por aqui e se você já leu tudo releia, eu preciso de alguém para corrigir minha ortografia e me ajudar na semântica e estas coisas que eu não domino de forma nenhuma.
Então, é só. Há muita coisa além disto que dá para fazer, é só você sair de sua inércia global e partir para algo que realmente te ajude a evoluir.
Espero que tenham gostado, grande abraço!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O abraço e a luta

Gemma McCluskie, 29
Olá, estou de volta!
Estou aqui para falar sobre um caso de morte, a atriz britânica de 29 anos, Gemma McCluskie teria sido morta por seu irmão Tony, de 35 anos, por uma simples torneira aberta.
Talvez pelo motivo mais idiota ele tirou o dom mais sagrado que sua irmã tinha, a vida. Seria de se questionar se uma torneira aberta é motivo de morte? Penso logo que não. Nem de morte e nem da forma de morte, o esquartejamento.
A mais ela discutiu com ele anteriormente pela torneira aberta que ele havia deixado e pedido que abandonasse a casa. Mas será que vivemos em uma sociedade onde o outro não pode ser compreendido, onde não conseguimos nos entender?
Este final de semana eu ouvi falar sobre o abraço como maior ferramenta do pentecostalismo tanto católico como protestante (se você não sabe o que é pentecostalismo clique aqui) e uma pessoa logo questionou que isto é estar alienando e que talvez seria melhor lutar. A partir daí eu passei por um processo de pensamento e fui levado a pensar sobre aquele velho ditado "é melhor se prevenir do que remediar".
"O amor é a força mais sutil do mundo" (Mahatma Gandhi) 
O abraço, o carinho, o acolhimento é prevenção. Será que Tony, viciado em drogas, se fosse acolhido em sua casa não procuraria outro caminho, um caminho diferente, longe das drogas. A luta é remédio, precisamos lutar por aqueles que não foram acolhidos, lutar por aqueles que sofrem nas ruas porque não foram acolhidos em suas casas. Mas quanta luta não seria evitada por um simples abraço. Quanta luta não seria evitada pelo Amor!!
Eu acredito naquilo que diz que tudo pode ser mudado pelo amor, Mahatma Gandhi , o Grande Alma, diz, indo mais além, que o amor é a força mais sutil do mundo. Teria exemplo melhor de alguém que evitou a luta pelo simples fato de amar?
Me questiono muito sobre o que os habitantes deste planeta podem ser capazes de fazer, em cada ponto é uma nova história, a cada momento o Cidade Alerta ganha uma nova reportagem de horror. 
Amemos mais aqueles que precisam e muita luta evitaríamos.